Samar Fadel Azanki Abreu - Doctoralia.com.br

Os efeitos causados pela perda auditiva

efeitos Causados pela perda auditiva

Vários efeitos podem ser causados quando existe a perda auditiva, não só doenças  físicas, como a social e emocional.

Estudo conduzido pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, afirma que a perda de audição pode estar por trás de demência, depressão, quedas e problemas cardiovasculares.

De acordo com Jornal O Globo, um grupo cada vez maior de pesquisas está relacionando o não tratamento da perda auditiva a uma diversidade de doenças onerosas, e é chegado o momento de levar verdadeiramente a sério tanto a proteção contra o problema quanto seu tratamento. Além de incomodar e ser inconveniente para milhões de pessoas, especialmente idosos,  a escuta deficiente representa um claro risco à saúde, ameaçando o estado mental, a vida e a integridade física.

Os problemas de audição são cada vez mais comuns e graves com o avançar da idade. Pesquisas indicam que, em um número significativo de pessoas, a perda auditiva não tratada corretamente pode ser a causa de diversos problemas de saúde.

Os efeitos causados pela perda auditiva

  1. Demência
  2. Depressão
  3. Quedas
  4. Problemas vasculares
  5. Dificuldade de comunicação
  6. Falta de concentração
  7. Desânimo
  8. Frustração
  9. Outros

Infelizmente, as pessoas tendem a esperar tempo demais para fazer os exames e receberem os tratamentos necessários. Quanto mais esperam, mais difícil ficará tratar a perda auditiva. Sendo a perda auditiva relacionada à idade, ela se desenvolve lentamente, fazendo com que as pessoas demorem a levá-la a sério. Há  excelentes dicas de quando é a hora de testar a audição: se seus familiares ou amigos próximos disserem que você não está ouvindo bem, ou se você perceber que  com frequência entende errado ou não compreende o que os outros estão dizendo, fique atento. Pode ser que sua audição esteja comprometida. Diante destes sinais procure atendimento médico e fonoaudiológico realizando o tratamento adequado.

Dráuzio Varella / Dicas de Saúde

Você ouve bem?

Tipos de perdas auditivas

Soluções Auditivas

Quer saber mais? Entre em contato com nossa Fonoaudióloga

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp