Samar Fadel Azanki Abreu - Doctoralia.com.br

Ouvido Entupido? O que Fazer para Desentupir.

Ouvido Entupido o que Fazer para Desentupir

Ouvido entupido, o que fazer para desentupir?. Todo mundo ao menos uma vez na vida já deve ter feito esta pergunta. Afinal, o ouvido entupido pode ser incômodo para muitas pessoas. Podemos encontrar diversas formas de desentupir ouvido, pode ser  pelo método natural ou artificial.

Como proceder para desentupir o ouvido?

Ter o ouvido entupido pode ser fruto de uma infecção, então neste caso, é fundamental pedir um exame médico para avaliar o quadro clínico. Geralmente, a pessoa que tem o ouvido entupido pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Dor que persiste por mais de 4 horas;
  • Febre;
  • Vômitos;
  • Diarréia;
  • Secreção amarela ou verde saindo do ouvido.

É o médico quem vai determinar o remédio adequado para o tratamento, conforme os resultados do exame. Também é possível criar alguma solução caseira para amenizar a dor, conforme vamos ver a seguir:

  • Água morna;
  • Gota de óleo para bebê ou mineral;
  • Gota de glicerina.

A solução não pode esfriar, se acontecer devemos esquentar novamente em torno de 10 a 15 segundos. Depois de pingar a solução, deite de lado, e fique com uma toalha, porque pode escorrer.

Devemos ficar deitados por 15 minutos, para que a solução possa fazer efeito. Mesmo após drenar o ouvido, a dor ainda persistir é importante procurar o médico imediatamente, pois pode ser algo mais grave.

Que cuidados devemos ter com os ouvidos?

Para não deixar o ouvido entupir, devemos ter alguns cuidados essenciais, como não deixar entrar excesso de  água, por exemplo. Veja mais alguns cuidados, e previna-se:

Devemos proteger o ouvido contra ruídos

Se você trabalha em fábrica ou em ambientes que podem gerar muito barulho, é fundamental usar protetores auriculares. Não fique em ambientes fechados e barulhentos, por longo período de tempo.

Cuidado com o excesso de uso de fone de ouvido 

O fone de ouvido pode provocar zumbido, dores de cabeça, e irritabilidade, por isso deve evitar utilizar mais de uma hora seguida. No Brasil, o fone de ouvido é responsável por cerca de 5% dos casos de perda auditiva.

Limpe corretamente os ouvidos

Tem que ficar longe de hastes flexíveis, pois elas podem machucar o ouvido, que são muito sensíveis, além de empurrar a cera para dentro do ouvido. O correto é manter a orelha limpa por fora, fazendo a higienização com toalha fina e se estiver com muita cera acumulada, consulte com otorrino para verificar necessidade de uma limpeza interna.

Quais os tipos de perda auditiva mais comuns?

Antes de passar o medicamento correto, o otorrino analisará o grau de surdez do paciente, comumente, ele pode apresentar as seguintes perdas:

  • Sensórioneural
  • Mista
  • Condutiva

O otorrino realizará uma avaliação geral, afim de determinar qual tratamento adequado irá receitar ao paciente, por isso, é primordial a consulta com o médico. Na indicação de aparelhos auditivos, o fonoaudiólogo é o responsável pela melhor seleção da solução auditiva.

O paciente também deve informar ao médico exatamente como é a dor, para tornar o diagnóstico mais simples.

Conclusão

Ouvido entupido o que fazer para desentupir? 

Na indicação de Aparelhos Auditivos, oferecemos a melhor solução auditiva para tratar qualquer tipo de perda auditiva. Agende seu horário e venha fazer sua experiência auditiva.

Aguardamos o seu contato!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp