Samar Fadel Azanki Abreu - Doctoralia.com.br

Quais os cuidados com a Audição que devemos ter

Cuidados com a audiçao

O ser humano precisa manter uma interação com o meio ambiente em que vive, e a audição é um dos sentidos fundamentais para que isso seja possível. Nos dias de hoje, os cuidados com a audição precisam ser redobrados para evitar problemas mais sérios.

Com a audição o ser humano passa a poder desfrutar de prazeres que somente com uma boa audição é possível.

Já pensou em não poder escutar uma boa música, ou até mesmo ter um bom papo com os amigos. E o que você me diria de não ouvir o que a natureza pode nos proporcionar?

Pois bem, é pensando em todas essas vantagens, que ter cuidado com a nossa audição se tornou cada vez mais fundamental para uma boa qualidade de vida. Vejamos agora, alguns dos principais cuidados com a audição que você deve ter no seu dia a dia.

Principais Cuidados com a Audição

Essas são informações da OMS (Organização Mundial de Saúde) – onde somente no Brasil, já são cerca de 15 milhões de pessoas sofrendo com problemas auditivos.

Pode até não parecer, mais alguns pequenos e simples cuidados com a audição podem fazer grande diferença no seu futuro.

1º – Evite o excesso de ruídos

Este é um dos problemas mais comuns percebidos atualmente. Os ruídos estão em toda parte, portanto, é preciso ter sempre os cuidados adequados para evitá-los.

2º – Evite usar os fones de ouvido durante muito tempo

Estamos falando de algo que vem se tornando bem comum hoje em dia. O que mais vemos nas ruas e em muitos locais, são pessoas sempre com os seus fones de ouvido conectados em suas orelhas a todo o momento.

Evite danos que podem se tornar irreversíveis, ou seja, zumbidos, irritabilidade e até mesmo dores de cabeça e surdez total.

3º – A limpeza dos ouvidos

Algo que parece bem simples, mas que na verdade, pode trazer consequências desagradáveis quando não e feita corretamente.

Apesar de que muitos pensam, a famosa cera de ouvido serve como uma forma de proteção para o canal auditivo. Por isso, é preciso que a limpeza seja feita de forma adequada, ou seja, não use hastes flexíveis.

O aconselhado mesmo é que a limpeza seja feita apenas de forma externa.

4º – Faça consulta otorrinolaringológica

A busca por profissionais qualificados pode e muito ajudar com a qualidade da sua audição. Esse hábito é ainda mais importante devido às perdas de audição não serem percebidas rapidamente.

5º – Evitar usar qualquer tipo de medicamento sem prescrição

Caso você ainda não saiba, alguns medicamentos como os aminoglicosídeos (antibacterianos), podem vir a prejudicar a saúde auditiva das pessoas.

E esse prejuízo pode ser ainda maior, já que pode levar a perda total da audição.

Percebe agora a importância dos cuidados com a audição, fique sempre atento a sua saúde auditiva e caso perceba que está sentindo ruídos estranhos, zumbidos, dores de cabeça sem explicação aparente, agende uma visita imediatamente com um profissional especializado e previna a perda definitiva da sua audição.

Entre em contato conosco:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp