Samar Fadel Azanki Abreu - Doctoralia.com.br

Surdez Súbita: Causas, Sintomas e Principais Tratamentos.

Surdez Súbita

Você conhece alguém que sofra, ou até mesmo você mesmo sofre com surdez súbita? Este é um problema que afeta muitas pessoas e em sua grande maioria, nem esperavam.

Antes de falar algo, é preciso esclarecer o que realmente é a surdez, já que algo em torno de 15 milhões brasileiros tem problemas de audição.

A surdez súbita é um problema que pode afetar tanto um ouvido, como os dois ao mesmo tempo. Sendo assim, vamos conhecer um pouco mais sobre esse problema que afeta tantas pessoas no país e no mundo.

A Surdez Súbita

Vamos entender um pouco mais sobre a surdez súbita.

Como o próprio nome diz, a surdez súbita é uma perda auditiva repentina que pode afetar um ou os dois ouvidos. Em termos técnicos, um caso de perda auditiva repentina é considerado surdez súbita quando é superior a 30 dB (decibéis) em três frequências contínuas e acontece em um período de menos de três dias.

E quais seriam as causas?

A estimativa é que cerca de em 70% de todos os casos seja acompanhados por zumbidos e cerca de 30% tenha o acompanhamento de tonturas.

É diagnosticada com mais frequência em pessoas que estejam na faixa de 40 e 60 anos de idade.

E como as principais causas têm várias possibilidades como:

– Doenças transmitidas através de vírus como: Caxumba, Sarampo, Gripe, Catapora entre outras;

– Pancadas na cabeça, independente se essas pancadas são ou não no ouvido;

– Uso de remédios anti-inflamatórios ou, até mesmo, antibióticos;

– Doenças que são consideradas autoimunes como: Lúpus ou HIV;

– Infecções no ouvido entre outras.

E quais são os sintomas?

A surdez súbita é um problema que pode variar bastante. Existem relatos de alguns pacientes que falam que escutam como se fosse um som de explosão, isso quando acontece pela primeira vez.

Só que de uma forma geral, podemos destacar como principais sintomas:

– A diminuição da audição;

– Zumbidos;

– Um tipo de pressão no próprio ouvido;

– Vertigens.

Esses sintomas geralmente se dão devido algum tipo de inflamação no ouvido.

Existe Tratamento?

Fique tranquilo que existe sim. Mas, antes de qualquer outra coisa a se fazer, o aconselhado é que busque ajuda de um profissional especializado como um otorrinolaringologista, o mais rápido possível.

Não fique esperando e muito menos tentando algo indicado por outras pessoas que não sejam profissionais. O tempo no caso da surdez súbita é fundamental.

Entenda que assim que perceber algo do tipo, é preciso ir atrás de ajuda, já que a surdez súbita pode não ter mais êxito no tratamento após as primeiras 48 horas.

Vários profissionais podem optar por tratamentos diferentes. É conveniente  que se faça um exame como o de audiometria logo no início dos sintomas. A partir daí é que vai saber se o diagnóstico de surdez súbita será confirmado ou não.

Após a confirmação, o tratamento é feito a base de medicamentos como corticoides e anti-inflamatórios entre outros para que o problema seja tratado.

Diante de tudo isso, a estimativa feita é que apenas um terço de todos os pacientes tenha alguma melhora. Os pacientes que infelizmente não tem melhora, são indicados o uso de aparelhos auditivos.

Perceba a importância de se entender a surdez súbita, saber as causas e os sintomas e principalmente buscar o diagnóstico rápido para um tratamento correto e eficaz.

Caso tenha alguns dos sintomas citados acima, não perca tempo e agende uma visita agora mesmo com um de nossos especialistas e evite problemas mais graves.

Aguardamos o seu contato!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp